Dúvidas Frequentes
- Verifique nos tutoriais.
- Verifique nos tutoriais.
- Verifique nos tutoriais.
- Verifique nos tutoriais.
CPD
- É necessário que o aluno entre em contato com o CPD com documento de identificação, e informe em quais semestres que foi bolsista do CPD.
PRAE
- Solicitação do certificado presencialmente pelo aluno na PRAE (prazo 10 dias conforme memorando circular 001/2019 PRAE).
- Telefone para contato 3220 8561 – prédio novo 48 D ao lado do CPD
- É necessário levar documento com identificação, e informar quais semestres que o aluno foi bolsista na PRAE.
É importante você validar os certificados logo após concluir seu período de bolsa.
Nos últimos meses o Google têm atualizado suas políticas de segurança com relação aos e-mails. Os administradores do domínio INF (Núcleo de Ciência da Computação – NCC/UFSM) têm recebido alertas do Google sobre logins suspeitos.
Para o Google, uma atividade é suspeita quando é detectada uma tentativa de login que não corresponde ao comportamento normal de um usuário, como fazer login de um local incomum, ou de acesso de uma pessoa não autorizada à conta de um usuário. Se o Google suspeitar de uma tentativa não autorizada, um desafio de login aparecerá antes de o acesso ser concedido. O usuário precisará digitar um código de verificação que o Google envia para o telefone.
Antes de enviar um alerta, o Google mostra um desafio de login ao usuário (https://support.google.com/a/answer/6002699). Se ele falhar ou abandonar o desafio, os administradores do domínio (NCC) receberão um alerta de login suspeito.
O Google recomenda que até que se tenha um retorno do usuário, o e-mail seja suspenso (senha bloqueada) por segurança.
Recomendamos que o usuário siga uma lista de verificação de segurança do Gmail para manter a conta protegida: https://support.google.com/mail/answer/7036019
Configurar a verificação em duas etapas para aumentar a segurança da conta é uma prática altamente recomendada (https://support.google.com/accounts/answer/185839?hl=pt-BR&ref_topic=7189195).
Dúvidas: admrede@inf.ufsm.br
Para solicitar a liberação de algum serviço ou porta na rede NCC, realize a solicitação através do formulário: