Serviços

Se você esqueceu seu login ou senha do e-mail do domínio inf.ufsm.br, mande um e-mail com seu nome e com um comprovante de matrícula do Portal do Aluno para o endereço de e-mail: admrede@inf.ufsm.br

1- Quero alterar a senha do meu usuário INF: 

  • Acesse o site https://www-ncc/. No primeiro acesso ao site, será necessário adicionar o site como exceção de segurança
  • Efetue o login com seu usuário e senha do NCC.
  • Selecione a opção Área do Aluno, e depois a opção Trocar senha.

2- Esqueci a senha do meu usuário INF: 

  • Acesse o site https://www-ncc/. No primeiro acesso ao site, será necessário adicionar o site como exceção de segurança
  • Clique em Esqueci minha senha.
  • Informe seu e-mail, e aguarde por um link para efetuar a alteração da sua senha. Qualquer problema, envie e-mail para: admrede@inf.ufsm.br

OBSERVAÇÃO! O Portal só pode ser acessado dos laboratórios do NCC.

  • Acesse o site https://www-ncc/. No primeiro acesso ao site, será necessário adicionar o site como exceção de segurança.
  • Selecione a opção Solicitar Cadastro, e preencha as informações solicitadas. Qualquer dúvida, envie e-mail para: admrede@inf.ufsm.br
  • Em um sistema Linux a partir de um terminal, digite:

    ssh username@portal.inf.ufsm.br

  • Onde username é seu nome de usuário do ncc (ex.: jsilvas). Então, insira sua senha.

  • Quando estiver usando a rede interna do NCC, você deve conseguir logar com apenas:

    ssh username@portal

  • É através deste servidor que você pode criar o seu site institucional.
  • O Núcleo de Ciência da Computações oferece a possibilidade de que os alunos e funcionários com conta no núcleo possam hospedar uma página institucional nos servidores do núcleo

Localização

  • Utilize o tutorial “Entrando em sua conta nso servidores por SSH” para acessar o local do seu site.
  • Uma vez criadas, as páginas podem ser acessadas através de um endereço no estilo abaixo, onde login é o seu nome de usuário nos servidores:
  • http://www.inf.ufsm.br/~login
  • Todo o conteúdo da página institucional deve estar disponibilizado em uma pasta com o nome public_html no seu diretório principal, usualmente:
  • /home/alunos/login/public_html
    ou
  • /home/profs/login/public_html
  • Certifique-se de que os arquivos possuem permissão de leitura (ex.: 755) para todos os usuários.

Acessando o diretório para armazenamento

Há basicamente duas opções de serviços de transferências de arquivos entre qualquer computador fora de rede e sua área de armazenamento pessoal nos servidores:

  1. ssh (Conforme tutorial de acesso a conta ssh)
  2. sftp. Para programas que usam o protocolo sftp para acesso remoto (ex.: Filezilla, Gnome 3+) você pode solicitar acesso usando o endereço:

sftp://ssh.inf.ufsm.br

  • Além de fornecer seu usuário e senha quando solicitado. A porta para essa operação é a 22.
  • Utilizando SCP, também é possível enviar arquivos para o servidor: Ex:

scp teste.teste usuario@portal.inf.ufsm.br:/home/alunos/usuario (arquivo enviado para a home do usuário)

Alterar Permissões de Pastas e Arquivos no servidor

  • Exemplo: Alterar as permissões do meu usuário para que outros usuários não consigam listar o diretório da minha página web.
  • Por padrão, há um script que tira as permissões para todos os arquivos fora da public_html. Dentro dela, fica a cargo de cada usuário.
  • Tirar as permissões do grupo e outros da public_html/index.html (vale para um diretório). Por exemplo:

$ chmod go-rwx public_html/index.html

  • Se preferir tirar as permissões de todos os arquivos dentro de um diretório:

$ chmod -R go-rwx public_html/diretorio

ERRO Forbidden

  • Erro: Forbidden – You don’t have permission to access /~user/index.html on this server.
  • Este erro ocorre porque o arquivo index.html não possui permissão de acesso para outros usuários por padrão. Para resolver, conceda permissão de leitura para outros usuários com o comando:

$ chmod 744 index.php (todas as permissões para o dono do arquivo, apenas permissão de leitura para outros usuários).

  • Acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes via CAFe:

  • O acesso se dá selecionando a instituição, digitando o CPF e a senha utilizada nos portais da UFSM. Caso a senha digitada não seja reconhecida, recadastre-a em um dos portais da instituição para que sejam unificadas.

  • Link do Tutorial de Acesso ao Portal Capes via CAFe.

Deseja um e-mail @UFSM?

Tenho problemas de sincronização do e-mail INF nos celulares android. O que fazer?

  • Neste link  encontram-se algumas instruções para resolver o problema.
  • De modo geral, é necessário informar novamente os dados de login do google. Em alguns casos, é necessário remover e adicionar a conta novamente no dispositivo, confirmando também a senha do aparelho e talvez reiniciar o aparelho.
  • Este link explica como desativar a necessidade de senha para sincronizar o Gmail com os smartphones
  • É só desmarcar a caixa “Require users to set a password.”
  • Todo ingressante no Curso de (Ciência da Computação – Sistemas de Informação) da UFSM é automaticamente cadastrado no Núcleo de Ciência da Computação (NCC), para acessar serviços como email institucional, laboratórios, acesso remoto a computadores, etc. Os alunos da Pós-Graduação em Ciência da Computação devem solicitar seu cadastro através do endereço de e-mail: admrede@inf.ufsm.br.
  • Usando estas credenciais, você pode acessar seu e-mail institucional em: gmail.com. Nosso serviço de email é hospedado no Google e, no primeiro acesso, você precisa aceitar os termos de uso.
  • ATENÇÃO: O Curso se comunica com os alunos através do  e-mail @inf.ufsm.br. Você deve ler seu e-mail institucional com frequência ou, se preferir, redirecioná-lo para seu email pessoal.
  • Mais informações nos tutoriais.

Dúvidas: admrede@inf.ufsm.br

  • Os alunos da Informática também possuem um usuário para acessar os computadores das salas: 334, 338, 339 e 341. Além disso, com este usuário o aluno pode criar uma página institucional. Dúvida acesse o Menu de tutoriais.